Ballet

Home | Ballet
Ballet

Ballet é o nome dado ao estilo de dança onde os princípios básicos são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), verticalidade corporal; disciplina; leveza, harmonia e simetria. É realizada principalmente com o acompanhamento de música clássica, ao redor do mundo se adequa as diferentes culturas e sociedades para informar sua arte.

Quase sempre as bailarinas se apresentam com o figurino convencional branco francês, chamado tutu, sapatilha, meia calça e cabelo preso em um coque.

O homem sempre procurou dançar em situações festivas ou religiosas e com isso nasceu a dança. Especificamente o ballet surgiu na Itália, e depois, foi levado para França onde se desenvolveu de tal forma que o próprio Rei Luiz XIV, ainda criança, começou a ter aulas de ballet. Seu primeiro professor foi Pierre Beauchamp. No período em que o centro mundial do ballet foi a França, ele teve como base o romantismo e depois foi levado para Rússia, onde surgiu o ballet moderno. Surgiram bailarinas e bailarinos lendários como Karsavina, Pavlova, Nijinsky e Fokine. A Inglaterra, também não resistiu ao ballet, tendo hoje diversas escolas reconhecidas mundialmente. No Brasil, a primeira apresentação do ballet clássico foi realizada no Real Teatro de São João, no Rio de Janeiro.